quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conhecendo a geografia do município de Pacoti (em construção)


Glauber Rodrigues Batista



















Conhecendo a geografia do município de Pacoti.












Pacoti-CE, 2013.
Glauber Rodrigues Batista



















Conhecendo a geografia do município de Pacoti.


A minha tese é a seguinte: nunca se precisou tanto como hoje de uma educação que fosse além do pragmatismo. Nunca se precisou tanto fazer o que costumo chamar de “a unidade dialética contraditória” entre a leitura da palavra e a leitura do mundo.
Paulo Freire







Sumário

1.    Justificativa --------------------------------------------------------------------------------- 03
2.    Objetivo Geral ------------------------------------------------------------------------------ 04
3.    Objetivos Específicos -------------------------------------------------------------------- 05
4.    Recursos ------------------------------------------------------------------------------------- 07
5.    Metodologia --------------------------------------------------------------------------------- 08
6.    Cronograma --------------------------------------------------------------------------------- 09
7.    Avaliação ------------------------------------------------------------------------------------- 10
Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------------- 11
Anexos ---------------------------------------------------------------------------------------- 12














JUSTIFICATIVA:
Ao analisar-se os conteúdos mínimos da matéria de geografia do 3º ano do ensino fundamental I da E.M.E.F São Sebastião, concluiu-se ser pedagógica e metodologicamente viável atribuir as aulas teóricas – conceituais – um caráter – prático – concreto, tendo em vista a acessibilidade em visitar os espaços públicos do município de Pacoti, nos quais, o contato direto conferirá aos educandos um sentimento de fazer parte, de estar integrado. Com esse intuito o projeto originou-se de uma ideia simples, mas que se propõe acrescentar novas experiências ao currículo vitae dos alunos.
Com essa intenção o Projeto Conhecendo a Geografia do Município de Pacoti propõe à práxis dos conteúdos conceituais estudos em sala com a realidade econômica, histórica, social e político-administrativa do município.  Acredita-se que quando o educando vai in loco, a interiorização dos conceitos por meio da realidade concreta permite a verdadeira interação – interiorização – dos conceitos teóricos com a realidade prática da vida escolar formativa do aluno, resultando em um aprendizado que atenda não apenas ao currículo escolar, mas, sobretudo, atenda aos parâmetros curriculares mínimos nacionais e contribua diretamente na formação cidadã dos estudantes envolvidos.
O projeto será desenvolvimento de maneira interdisciplinar durante o ano letivo 2013, para tanto, selecionou-se os seguintes conteúdos macros em Geografia do 3º ano: os lugares e suas paisagens, o município e suas paisagens, a representação do município, a população do município, a água no município e a agricultura.  O presente projeto será avaliado antes, durante e após seu desenvolvimento, serão utilizados para isso questionários, relatórios e registros fotográficos a serem realizados pelos alunos do 3º ano – público alvo do projeto – e professor regente – enquanto autor e mediador.



OBJETIVO GERAL:
Levar aos educandos a conhecerem a geografia do município de Pacoti, estimulando-os a conhecerem o município em que vivem enquanto sujeitos sociais por meio da realidade econômica, histórica, social e político-administrativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender o conceito da paisagem;
·         Identificar os elementos constituintes da paisagem;
·         Reconhecer que a paisagem é formada por elementos naturais (da própria natureza) elementos culturais (criados pelos seres humanos);
·         Perceber que as paisagens se alteram com o passar do tempo e que são formados tanto pela ação humana quanto pela natureza;
·         Identificar mudanças e permanências nas paisagens ao longo do tempo;
·         Compreender que as ações físico-ambientais influenciam o modo de vida do ser humano.
·         Distinguir paisagem urbana de paisagem rural;
·         Reconhecer a estrutura político-administrativa dos municípios;
·         Reconhecer a responsabilidade da população na escolha dos dirigentes municipais;
·         Perceber mudanças e permanências na paisagem do município;
·         Compreender a linguagem cartográfica como meio de representação geográfico;
·         Distinguir a visão vertical da visão oblíqua.
·         Entender que os municípios têm origem e história diferentes;
·         Compreender que à história do município permiti conhecer sua origem e suas transformações ao longo do tempo;
·         Compreender a linguagem cartográfica como meio de representação geográfico;
·         Compreender a definição de planta;
·         Ler e interpretar uma planta;
·         Identificar os pontos cardiais e reconhecê-los como referencias de orientação no espaço;
·         Desenvolver noções iniciais para ler, compreender e elaborar um texto com estrutura de sequencia temporal.
·         Compreender o conceito de população, migração e população;
·         Diferenciar população urbana de rural;
·         Identificar causas e consequências da migração;
·         Compreender o significado da expressão serviços públicos;
·         Conhecer alguns serviços organizados pelo poder público;
·         Reconhecer a importância da participação da sociedade na oferta, na conservação e na melhoria dos serviços públicos.
·         Compreender que a água que consumimos passa por processo de tratamento antes de chegar às nossas casas;
·         Entender que, após ser utilizada, a água deve passar por tratamento antes de ser devolvida aos rios;
·         Compreender que a água contaminada pode prejudicar a saúde das pessoas;
·         Desenvolver atitudes responsáveis em relação ao uso de água.
·         Identificar as etapas e as características da atividade agrícola;
·         Reconhecer algumas condições favoráveis à prática da agricultura;
·         Distinguir agricultura de subsistência de agricultura comercial;
·         Distinguir produtos in natura de produtos industrializados;
·         Identificar os principais produtos agrícolas do Brasil;
·         Desenvolver noções iniciais para ler, compreender e elaborar um texto expositivo.

RECURSOS:
· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som;
· Bastão de cola quente;
· Bússolas;
· Câmera fotográfica;
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes:
· Giz;
· Isopor;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Mapas;
· Músicas;
· Netebook;
· Ônibus escolar;
· Papel madeira;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pincéis para tinta guache;
· Pistola de cola quente;
· Quadro negro;
· Revistas, livros, jornais para recortes;
· Tesouras;
· Tinta guache;
METODOLOGIA:
·      Assistir ao filme: A origem das coisas como forma de complementar os conteúdos estudados;
·       Assistir ao filme: Ilha das flores e relacioná-lo com os conteúdos estudados;
·      Assistir ao filme: Você viu a Rosinha?
·      Aulas de campo em pontos estratégicos do município;
·      Aulas expositivas;
·      Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·      Desenvolver textos descritivos;
·      Pesquisas em dicionários;
·      Pesquisas em sites;
·      Produção escrita;
·      Relacionar conceitos didáticos com letras da música: A triste partida;
·      Resoluções de atividades no livro consumível do aluno;
·      Trabalhar o texto complementar: Evolução da cartografia;
·      Trabalhos com colagens;
·      Trabalhos em equipes;
·      Trabalhos individuais;
·      Visualização do município utilizando o Google mapas.










CRONOGRAMA:
CONTEÚDO
AÇÕES
MÊSES
Os lugares e suas paisagens
·      A paisagem e seus elementos;
·      As paisagens são transformadas.


·  Aulas expositivas em sala;
·  Confecção de murais em equipes;
·  Resumos;




Fevereiro e Março
O município e suas paisagens
·       As pessoas vivem em um município;
·       Paisagens do município;
·       Observando o município de diferentes pontos de vista.



·  Aulas expositivas em sala;
·  Observar o percurso realizado da escola a sede do município e distinguir paisagem urbana de paisagem rural;
·  Visitar a estátua da N.Sr. do Globo e o Alto Bela Vista de onde se pode ter uma visão parcial da paisagem urbana do município e distinguir  visão vertical de visão oblíqua;





Abril
A representação do município
·      A representação do município;
·      A planta do município;
·      Orientando-se no município.

·  Aulas expositivas em sala;
·  Levar os alunos a sede do município e visitar as principais repartições públicas;
·  Conhecer a planta baixa de Pacoti;
·  Pesquisar quantas e quais são as comunidades integrantes do município;
·  Confecção de maquete representando o município destacando área urbana e área rural;



Maio/ Junho
A população do município
·      Quem vive no município;
·      Gente que chega, gente que vai;
·      O mundo que queremos: os serviços públicos do município.


·  Aulas expositivas em sala;
·  Pesquisar a população segundo dados do IBGE;
·   





Agosto/Setembro
A água no município
·      A água que consumimos;
·      É preciso cuidar dos rios.


·  Aulas expositivas em sala;
·   



Outubro
A agricultura
·  Atividade agrícola;
·  Condições favoráveis para a agricultura;
·  Do campo a nossa mesa.

·  Aulas expositivas em sala;
·  Evolução da agricultura no mundo;
·  Pesquisar junto à comunidade na qual a escola está inserida como vivem os agricultores;
·  Construir uma horta na escola;



Novembro/Dezembro


AVALIAÇÃO:
·  Autoavaliação dos alunos e do professor;
·  Avaliações bimestrais;
·  Participação;
·  Portfólio.
·  Processual e contínua;
·  Relatórios;
·  Trabalhos paralelos.




















REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA:






























ANEXOS

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