Glauber Rodrigues Batista
Conhecendo a geografia do
município de Pacoti.
Pacoti-CE,
2013.
Glauber Rodrigues Batista
Conhecendo a geografia do
município de Pacoti.
A minha tese é a seguinte: nunca se precisou
tanto como hoje de uma educação que fosse além do pragmatismo. Nunca se
precisou tanto fazer o que costumo chamar de “a unidade dialética contraditória”
entre a leitura da palavra e a leitura do mundo.
Paulo Freire
Sumário
1. Justificativa ---------------------------------------------------------------------------------
03
2. Objetivo Geral
------------------------------------------------------------------------------
04
3. Objetivos Específicos
-------------------------------------------------------------------- 05
4. Recursos -------------------------------------------------------------------------------------
07
5. Metodologia ---------------------------------------------------------------------------------
08
6. Cronograma ---------------------------------------------------------------------------------
09
7. Avaliação
-------------------------------------------------------------------------------------
10
Referências Bibliográficas
------------------------------------------------------------- 11
Anexos
----------------------------------------------------------------------------------------
12
JUSTIFICATIVA:
Ao
analisar-se os conteúdos mínimos da matéria de geografia do 3º ano do ensino
fundamental I da E.M.E.F São Sebastião, concluiu-se ser pedagógica e
metodologicamente viável atribuir as aulas teóricas – conceituais – um caráter –
prático – concreto, tendo em vista a acessibilidade em visitar os espaços
públicos do município de Pacoti, nos quais, o contato direto conferirá aos
educandos um sentimento de fazer parte, de estar integrado. Com esse intuito o
projeto originou-se de uma ideia simples, mas que se propõe acrescentar novas
experiências ao currículo vitae dos alunos.
Com
essa intenção o Projeto Conhecendo a
Geografia do Município de Pacoti propõe à práxis dos conteúdos conceituais
estudos em sala com a realidade econômica, histórica, social e
político-administrativa do município.
Acredita-se que quando o educando vai in loco, a interiorização dos conceitos por meio da realidade
concreta permite a verdadeira interação – interiorização – dos conceitos teóricos
com a realidade prática da vida escolar formativa do aluno, resultando em um
aprendizado que atenda não apenas ao currículo escolar, mas, sobretudo, atenda
aos parâmetros curriculares mínimos nacionais e contribua diretamente na
formação cidadã dos estudantes envolvidos.
O
projeto será desenvolvimento de maneira interdisciplinar durante o ano letivo 2013,
para tanto, selecionou-se os seguintes conteúdos macros em Geografia do 3º ano:
os lugares e suas paisagens, o município
e suas paisagens, a representação do município, a população do município, a
água no município e a agricultura. O
presente projeto será avaliado antes, durante e após seu desenvolvimento, serão
utilizados para isso questionários, relatórios e registros fotográficos a serem
realizados pelos alunos do 3º ano – público alvo do projeto – e professor
regente – enquanto autor e mediador.
OBJETIVO GERAL:
Levar
aos educandos a conhecerem a geografia do município de Pacoti, estimulando-os a
conhecerem o município em que vivem enquanto sujeitos sociais por meio da
realidade econômica, histórica, social e político-administrativa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Compreender o conceito da paisagem;
·
Identificar os elementos constituintes da
paisagem;
·
Reconhecer que a paisagem é formada por
elementos naturais (da própria natureza) elementos culturais (criados pelos
seres humanos);
·
Perceber que as paisagens se alteram com o
passar do tempo e que são formados tanto pela ação humana quanto pela natureza;
·
Identificar mudanças e permanências nas
paisagens ao longo do tempo;
·
Compreender que as ações físico-ambientais
influenciam o modo de vida do ser humano.
·
Distinguir paisagem urbana de paisagem rural;
·
Reconhecer a estrutura
político-administrativa dos municípios;
·
Reconhecer a responsabilidade da população na
escolha dos dirigentes municipais;
·
Perceber mudanças e permanências na paisagem
do município;
·
Compreender a linguagem cartográfica como
meio de representação geográfico;
·
Distinguir a visão vertical da visão oblíqua.
·
Entender que os municípios têm origem e
história diferentes;
·
Compreender que à história do município
permiti conhecer sua origem e suas transformações ao longo do tempo;
·
Compreender a linguagem cartográfica como
meio de representação geográfico;
·
Compreender a definição de planta;
·
Ler e interpretar uma planta;
·
Identificar os pontos cardiais e
reconhecê-los como referencias de orientação no espaço;
·
Desenvolver noções iniciais para ler,
compreender e elaborar um texto com estrutura de sequencia temporal.
·
Compreender o conceito de população, migração
e população;
·
Diferenciar população urbana de rural;
·
Identificar causas e consequências da
migração;
·
Compreender o significado da expressão serviços públicos;
·
Conhecer alguns serviços organizados pelo
poder público;
·
Reconhecer a importância da participação da
sociedade na oferta, na conservação e na melhoria dos serviços públicos.
·
Compreender que a água que consumimos passa
por processo de tratamento antes de chegar às nossas casas;
·
Entender que, após ser utilizada, a água deve
passar por tratamento antes de ser devolvida aos rios;
·
Compreender que a água contaminada pode
prejudicar a saúde das pessoas;
·
Desenvolver atitudes responsáveis em relação
ao uso de água.
·
Identificar as etapas e as características da
atividade agrícola;
·
Reconhecer algumas condições favoráveis à
prática da agricultura;
·
Distinguir agricultura de subsistência de
agricultura comercial;
·
Distinguir produtos in natura de produtos industrializados;
·
Identificar os principais produtos agrícolas
do Brasil;
·
Desenvolver noções iniciais para ler,
compreender e elaborar um texto expositivo.
RECURSOS:
· Aparelho
de DVD;
· Aparelho
de som;
· Bastão
de cola quente;
· Bússolas;
· Câmera
fotográfica;
· Cola;
· Data
show;
· Dicionários;
· Filmes:
· Giz;
· Isopor;
· Lápis
de cores;
· Livro
didático;
· Mapas;
· Músicas;
· Netebook;
· Ônibus
escolar;
· Papel
madeira;
· Papel
ofício
· Pendrive;
· Pincéis
para tinta guache;
· Pistola
de cola quente;
· Quadro
negro;
· Revistas,
livros, jornais para recortes;
· Tesouras;
· Tinta
guache;
METODOLOGIA:
· Assistir
ao filme: A origem das coisas como forma de complementar os conteúdos
estudados;
· Assistir ao filme: Ilha das flores e
relacioná-lo com os conteúdos estudados;
· Assistir
ao filme: Você viu a Rosinha?
· Aulas
de campo em pontos estratégicos do município;
· Aulas
expositivas;
· Começar
as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Desenvolver
textos descritivos;
· Pesquisas
em dicionários;
· Pesquisas
em sites;
· Produção
escrita;
· Relacionar
conceitos didáticos com letras da música: A triste partida;
· Resoluções
de atividades no livro consumível do aluno;
· Trabalhar
o texto complementar: Evolução da cartografia;
· Trabalhos
com colagens;
· Trabalhos
em equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Visualização
do município utilizando o Google mapas.
CRONOGRAMA:
CONTEÚDO
|
AÇÕES
|
MÊSES
|
Os lugares e suas paisagens
· A paisagem e seus
elementos;
· As paisagens são
transformadas.
|
· Aulas expositivas
em sala;
· Confecção de murais
em equipes;
· Resumos;
|
Fevereiro e Março
|
O município e suas paisagens
· As pessoas vivem em
um município;
· Paisagens do
município;
· Observando o
município de diferentes pontos de vista.
|
· Aulas expositivas
em sala;
· Observar o percurso
realizado da escola a sede do município e distinguir paisagem urbana de
paisagem rural;
· Visitar a estátua
da N.Sr. do Globo e o Alto Bela Vista de onde se pode ter uma visão parcial
da paisagem urbana do município e distinguir
visão vertical de visão oblíqua;
|
Abril
|
A representação do município
· A representação do
município;
· A planta do
município;
· Orientando-se no
município.
|
· Aulas expositivas
em sala;
· Levar os alunos a
sede do município e visitar as principais repartições públicas;
· Conhecer a planta
baixa de Pacoti;
· Pesquisar quantas e
quais são as comunidades integrantes do município;
· Confecção de
maquete representando o município destacando área urbana e área rural;
|
Maio/ Junho
|
A população do
município
·
Quem vive no município;
·
Gente que chega, gente que vai;
·
O mundo que queremos: os serviços públicos do
município.
|
· Aulas expositivas
em sala;
· Pesquisar a
população segundo dados do IBGE;
·
|
Agosto/Setembro
|
A água no município
·
A água que consumimos;
·
É preciso cuidar dos rios.
|
· Aulas expositivas
em sala;
·
|
Outubro
|
A agricultura
· Atividade agrícola;
· Condições
favoráveis para a agricultura;
· Do campo a nossa
mesa.
|
· Aulas expositivas
em sala;
· Evolução da
agricultura no mundo;
· Pesquisar junto à
comunidade na qual a escola está inserida como vivem os agricultores;
· Construir uma horta
na escola;
|
Novembro/Dezembro
|
AVALIAÇÃO:
· Autoavaliação
dos alunos e do professor;
· Avaliações
bimestrais;
· Participação;
· Portfólio.
· Processual
e contínua;
· Relatórios;
· Trabalhos
paralelos.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICA:
ANEXOS
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