PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS


PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 1: As rochas, o solo, a água e o ar

·      As rochas e os minerais;
·      O solo;
·      A água;
·      Mudanças de estado físico da água e o ciclo da água;
·      O mundo que queremos: soro caseiro;
·      O ar;
·      Como é o ar.
·      Perceber que as rochas formam a superfície sólida do planeta Terra;
·      Compreender que as rochas são formadas por minerais;
·      Compreender que casa mineral tem características diferentes;
·      Compreender que os seres humanos utilizam rochas e minerais para construir objetos e produzir materiais
·      Conhecer a composição e o processo de formação dos solos;
·      Compreender a importância dos solos para os seres vivos.
·      Conhecer onde há água no planeta;
·      Conhecer as proporções de água doce e salgada na Terra;
·      Reconhecer os estados físicos em que a água é encontrada na natureza: sólida, líquido e gasoso;
·      Identificar as mudanças de estado físico da água e aprender o nome dessas mudanças;
·      Compreender que as mudanças de estado físico da água estão associadas á variação de temperatura;
·      Reconhecer que a água na natureza está em contínuo movimento e passa de um estado físico para outro;
·      Aprender que a temperatura influência o ciclo da água;
·      Refletir sobre atitudes e ações relacionadas ao desperdício de água.
·     Conhecer o problema da desidratação e a maneira que ela se dá;
·     Reconhecer o soro caseiro como medida de combate à desidratação;
·     Compreender que a atmosfera é a camada de fases que circunda a Terra;
·     Conhecer a importância da atmosfera para a vida na Terra;
·     Entender que o ar é uma mistura de gases;
·     Conhecer os principais gases que compõem o ar;
·     Reconhecer que o ar tem massa, que não tem forma própria e que ele é necessário para que haja a queima.


· Aparelho de som.
· Bexigas;
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Globo terrestre;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Lupas;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.



·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Ouvir a música: Planeta água e relacioná-la com o conteúdo estudado;
·  Pesquisa in loco para coleta de diferentes tipos de solo;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 2: Plantas e animais

·      O corpo das plantas;
·      Flor, fruto e semente;
·      A classificação dos animais;
·      Os animais invertebrados;
·      Os animais vertebrados.




·  Reconhecer as plantas como seres vivos;
·  Compreender que as plantas produzem seu próprio alimento;
·  Reconhecer que as plantas respiram;
·  Perceber que o corpo da maioria das plantas apresenta raízes, caule e folha e produz flores e frutos em alguma época;
·  Conhecer os principais órgãos das plantas e suas funções;
·  Perceber que existe uma diversidade de formas de caule e folhas;
·  Reconhecer a flor como órgão reprodutivo de plantas;
·  Compreender que o fruto se desenvolve a partir da flor;
·  Compreender que as sementes germinam, dando origem a uma nova planta;
·  Executar um experimento para verificar se as sementes precisam de água para germinar;
·  Reconhecer que a observação pode fornecer evidências para responder a uma questão científica;
·  Identificar qual é a variável testada em um experimento;
·  Compreender que classificar os seres vivos significa organizá-los em grupos de acordo com  suas características;
·  Conhecer a classificação dos animais em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados;
·  Reconhecer que os vertebrados têm esqueleto interno, enquanto os invertebrados não possuem esqueleto interno;
·  Reconhecer algumas características gerais dos animais invertebrados;
·  Verificar que os invertebrados têm diferentes formatos e coberturas do corpo;
·  Conhecer a diversidade dos animais invertebrados;
·  Conhecer a classificação dos animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos;
·  Compreender que os vertebrados têm diferentes coberturas do corpo e membros locomotores.


· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Pape madeira;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Sementes diversificadas;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos;



·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.



·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 3: O corpo humano

·      Ossos;
·      Os músculos;
·      Os movimentos.



·  Conhecer algumas funções do esqueleto;
·  Conhecer a estrutura do esqueleto, formada por ossos e cartilagens;
·  Compreender a função das articulações;
·  Conhecer a musculatura e algumas de suas funções;
·  Compreender que os músculos participam dos movimentos do corpo e do funcionamento de alguns órgãos;
·  Distinguir músculos voluntários e involuntários;
·  Fazer um modelo de funcionamento do movimento do pé;
·  Comparar o modelo de articulação com o próprio pé;
·  Compreender que os movimentos, os ossos e as articulações atuam conjuntamente na realização de movimentos;
·  Reconhecer e valorizar a importância da atividade física para a manutenção da saúde.



· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Esqueleto
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Tesoura;
· Torso humano;
· Vídeos.




·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Ouvir e representar com gestos a música: Tumba lá cá tumba;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário