PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS
3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 1: As
rochas, o solo, a água e o ar
· As rochas e os
minerais;
· O solo;
· A água;
· Mudanças de estado
físico da água e o ciclo da água;
· O mundo que
queremos: soro caseiro;
· O ar;
· Como é o ar.
|
· Perceber que as
rochas formam a superfície sólida do planeta Terra;
· Compreender que as
rochas são formadas por minerais;
· Compreender que
casa mineral tem características diferentes;
· Compreender que os
seres humanos utilizam rochas e minerais para construir objetos e produzir
materiais
· Conhecer a
composição e o processo de formação dos solos;
· Compreender a
importância dos solos para os seres vivos.
· Conhecer onde há
água no planeta;
· Conhecer as
proporções de água doce e salgada na Terra;
· Reconhecer os
estados físicos em que a água é encontrada na natureza: sólida, líquido e
gasoso;
· Identificar as
mudanças de estado físico da água e aprender o nome dessas mudanças;
· Compreender que as
mudanças de estado físico da água estão associadas á variação de temperatura;
· Reconhecer que a
água na natureza está em contínuo movimento e passa de um estado físico para
outro;
· Aprender que a
temperatura influência o ciclo da água;
· Refletir sobre
atitudes e ações relacionadas ao desperdício de água.
· Conhecer o problema
da desidratação e a maneira que ela se dá;
· Reconhecer o soro
caseiro como medida de combate à desidratação;
· Compreender que a
atmosfera é a camada de fases que circunda a Terra;
· Conhecer a
importância da atmosfera para a vida na Terra;
· Entender que o ar é
uma mistura de gases;
· Conhecer os
principais gases que compõem o ar;
· Reconhecer que o ar
tem massa, que não tem forma própria e que ele é necessário para que haja a
queima.
|
· Aparelho
de som.
· Bexigas;
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Globo terrestre;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Lupas;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Ouvir a música: Planeta
água e relacioná-la com o conteúdo estudado;
· Pesquisa in loco para coleta de diferentes
tipos de solo;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS
3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 2: Plantas
e animais
·
O corpo das plantas;
·
Flor, fruto e semente;
·
A classificação dos animais;
·
Os animais invertebrados;
·
Os animais vertebrados.
|
· Reconhecer as
plantas como seres vivos;
· Compreender que as
plantas produzem seu próprio alimento;
· Reconhecer que as
plantas respiram;
· Perceber que o
corpo da maioria das plantas apresenta raízes, caule e folha e produz flores
e frutos em alguma época;
· Conhecer os
principais órgãos das plantas e suas funções;
· Perceber que existe
uma diversidade de formas de caule e folhas;
· Reconhecer a flor
como órgão reprodutivo de plantas;
· Compreender que o
fruto se desenvolve a partir da flor;
· Compreender que as
sementes germinam, dando origem a uma nova planta;
· Executar um
experimento para verificar se as sementes precisam de água para germinar;
· Reconhecer que a
observação pode fornecer evidências para responder a uma questão científica;
· Identificar qual é
a variável testada em um experimento;
· Compreender que
classificar os seres vivos significa organizá-los em grupos de acordo
com suas características;
· Conhecer a
classificação dos animais em dois grandes grupos: vertebrados e
invertebrados;
· Reconhecer que os
vertebrados têm esqueleto interno, enquanto os invertebrados não possuem
esqueleto interno;
· Reconhecer algumas
características gerais dos animais invertebrados;
· Verificar que os
invertebrados têm diferentes formatos e coberturas do corpo;
· Conhecer a diversidade
dos animais invertebrados;
· Conhecer a classificação
dos animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos;
· Compreender que os
vertebrados têm diferentes coberturas do corpo e membros locomotores.
|
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Pape madeira;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Sementes
diversificadas;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos;
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS
3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
3: O corpo humano
·
Ossos;
·
Os músculos;
·
Os movimentos.
|
· Conhecer algumas
funções do esqueleto;
· Conhecer a
estrutura do esqueleto, formada por ossos e cartilagens;
· Compreender a
função das articulações;
· Conhecer a
musculatura e algumas de suas funções;
· Compreender que os
músculos participam dos movimentos do corpo e do funcionamento de alguns
órgãos;
· Distinguir músculos
voluntários e involuntários;
· Fazer um modelo de
funcionamento do movimento do pé;
· Comparar o modelo
de articulação com o próprio pé;
· Compreender que os
movimentos, os ossos e as articulações atuam conjuntamente na realização de
movimentos;
· Reconhecer e
valorizar a importância da atividade física para a manutenção da saúde.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Esqueleto
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Tesoura;
· Torso humano;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Ouvir e representar
com gestos a música: Tumba lá cá tumba;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de atividades
no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE CIÊNCIAS
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário