PLANO ANUAL DE
GEOGRAFIA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 1: Os
lugares e suas paisagens
· A paisagem e seus
elementos;
· As paisagens são
transformadas.
|
· Compreender o
conceito da paisagem;
· Identificar os
elementos constituintes da paisagem;
· Reconhecer que a
paisagem é formada por elementos naturais (da própria natureza) elementos
culturais (criados pelos seres humanos);
· Perceber que as
paisagens se alteram com o passar do tempo e que são formados tanto pela ação
humana quanto pela natureza;
· Identificar
mudanças e permanências nas paisagens ao longo do tempo;
· Compreender que as
ações físico-ambientais influenciam o modo de vida do ser humano.
|
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Netebook;
· Papel ofício
· Quadro negro;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Pesquisas em
dicionários;
· Trabalhos com colagens;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
GEOGRAFIA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 2: O
município e suas paisagens
· As pessoas vivem em
um município;
· Paisagens do
município;
· Observando o
município de diferentes pontos de vista.
|
· Distinguir paisagem
urbana de paisagem rural;
· Reconhecer a estrutura
político-administrativa dos municípios;
· Reconhecer a
responsabilidade da população na escolha dos dirigentes municipais;
· Perceber mudanças e
permanências na paisagem do município;
· Compreender a
linguagem cartográfica como meio de representação geográfico;
· Distinguir a visão
vertical da visão oblíqua.
|
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Giz;
· Livro didático;
· Netebook;
· Pendrive;
· Quadro negro;
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Visualização do
município utilizando o Google mapas;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
GEOGRAFIA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
3: A representação do município
· A representação do
município;
· A planta do
município;
· Orientando-se no
município.
|
· Entender que os
municípios têm origem e história diferentes;
· Compreender que à
história do município permiti conhecer sua origem e suas transformações ao
longo do tempo;
· Compreender a
linguagem cartográfica como meio de representação geográfico;
· Compreender a definição
de planta;
· Ler e interpretar
uma planta;
· Identificar os
pontos cardiais e reconhecê-los como referencias de orientação no espaço;
· Desenvolver noções
iniciais para ler, compreender e elaborar um texto com estrutura de sequencia
temporal.
|
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Pesquisa em sites;
· Trabalhar o texto
complementar: Evolução da cartografia;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Visualização do
município utilizando o Google mapas;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
GEOGRAFIA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
4: A população do município
·
Quem vive no município;
·
Gente que chega, gente que vai;
·
O mundo que queremos: os serviços públicos do
município.
|
· Compreender o
conceito de população;
· Compreender o
conceito de migração;
· Compreender o
conceito de população;
· Diferenciar
população urbana de rural;
· Identificar causas
e consequências da migração;
· Compreender o
significado da expressão serviços
públicos;
· Conhecer alguns
serviços organizados pelo poder público;
· Reconhecer a
importância da participação da sociedade na oferta, na conservação e na
melhoria dos serviços públicos.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Filme.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Assistir ao filme: Você
viu a Rosinha?
· Desenvolver textos
descritivos;
· Relacionar conceitos didáticos com letras da
música: A triste partida;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
GEOGRAFIA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
5: A água no município
·
A água que consumimos;
·
É preciso cuidar dos rios.
|
· Compreender que a
água que consumimos passa por processo de tratamento antes de chegar às
nossas casas;
· Entender que, após
ser utilizada, a água deve passar por tratamento antes de ser devolvida aos
rios;
· Compreender que a
água contaminada pode prejudicar a saúde das pessoas;
· Desenvolver
atitudes responsáveis em relação ao uso de água.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Quadro negro;
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
GEOGRAFIA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
6: A agricultura
· Atividade agrícola;
· Condições
favoráveis para a agricultura;
· Do campo a nossa
mesa.
|
· Identificar as
etapas e as características da atividade agrícola;
· Reconhecer algumas
condições favoráveis à prática da agricultura;
· Distinguir
agricultura de subsistência de agricultura comercial;
· Distinguir produtos
in natura de produtos
industrializados;
· Identificar os
principais produtos agrícolas do Brasil;
· Desenvolver noções
iniciais para ler, compreender e elaborar um texto expositivo.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Filme;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· : Assistir ao
filme: Ilha das flores e relacioná-lo com os conteúdos estudados;
· Produção escrita;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de atividades no livro consumível
do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
GEOGRAFIA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
7: A pecuária e o extrativismo
·
Atividade agropecuária;
·
O extrativismo;
·
Problemas ambientais causados pela agropecuária e pelo
extrativismo;
·
Relações entre campo e cidade.
|
· Compreender o
conceito de pecuária;
· Distinguir pecuária
intensiva de pecuária extensiva;
· Compreender o
conceito de extrativismo;
· Identificar os
tipos de extrativismo;
· Perceber que as
atividades rurais podem gerar problemas ambientais;
· Relacionar a origem
das matérias-primas aos setores da agricultura, da pecuária e do
extrativismo;
· Perceber a relação
de interdependência entre o campo e a cidade;
· Desenvolver
atitudes conscientes em relação ao meio ambiente;
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Filme;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Assistir ao filme: A
origem das coisas como forma de complementar os conteúdos estudados;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Produção escrita;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno..
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário