PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA


PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 1: Os lugares e suas paisagens

·      A paisagem e seus elementos;
·      As paisagens são transformadas.


















·     Compreender o conceito da paisagem;
·     Identificar os elementos constituintes da paisagem;
·     Reconhecer que a paisagem é formada por elementos naturais (da própria natureza) elementos culturais (criados pelos seres humanos);
·     Perceber que as paisagens se alteram com o passar do tempo e que são formados tanto pela ação humana quanto pela natureza;
·     Identificar mudanças e permanências nas paisagens ao longo do tempo;
·     Compreender que as ações físico-ambientais influenciam o modo de vida do ser humano.





· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Netebook;
· Papel ofício
· Quadro negro;
· Vídeos.






·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Pesquisas em dicionários;
·  Trabalhos com colagens;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.








·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 2: O município e suas paisagens

·       As pessoas vivem em um município;
·       Paisagens do município;
·       Observando o município de diferentes pontos de vista.





·     Distinguir paisagem urbana de paisagem rural;
·     Reconhecer a estrutura político-administrativa dos municípios;
·     Reconhecer a responsabilidade da população na escolha dos dirigentes municipais;
·     Perceber mudanças e permanências na paisagem do município;
·     Compreender a linguagem cartográfica como meio de representação geográfico;
·     Distinguir a visão vertical da visão oblíqua.





· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Giz;
· Livro didático;
· Netebook;
· Pendrive;
· Quadro negro;





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Visualização do município utilizando o Google mapas;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.






·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.



PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 3: A representação do município

·      A representação do município;
·      A planta do município;
·      Orientando-se no município.




·     Entender que os municípios têm origem e história diferentes;
·     Compreender que à história do município permiti conhecer sua origem e suas transformações ao longo do tempo;
·     Compreender a linguagem cartográfica como meio de representação geográfico;
·     Compreender a definição de planta;
·     Ler e interpretar uma planta;
·     Identificar os pontos cardiais e reconhecê-los como referencias de orientação no espaço;
·     Desenvolver noções iniciais para ler, compreender e elaborar um texto com estrutura de sequencia temporal.





· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Pesquisa em sites;
·  Trabalhar o texto complementar: Evolução da cartografia;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Visualização do município utilizando o Google mapas;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.






·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 4: A população do município

·      Quem vive no município;
·      Gente que chega, gente que vai;
·      O mundo que queremos: os serviços públicos do município.




·     Compreender o conceito de população;
·     Compreender o conceito de migração;
·     Compreender o conceito de população;
·     Diferenciar população urbana de rural;
·     Identificar causas e consequências da migração;
·     Compreender o significado da expressão serviços públicos;
·     Conhecer alguns serviços organizados pelo poder público;
·     Reconhecer a importância da participação da sociedade na oferta, na conservação e na melhoria dos serviços públicos.





· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Filme.





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Assistir ao filme: Você viu a Rosinha?
·  Desenvolver textos descritivos;
·   Relacionar conceitos didáticos com letras da música: A triste partida;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 5: A água no município

·      A água que consumimos;
·      É preciso cuidar dos rios.




·     Compreender que a água que consumimos passa por processo de tratamento antes de chegar às nossas casas;
·     Entender que, após ser utilizada, a água deve passar por tratamento antes de ser devolvida aos rios;
·     Compreender que a água contaminada pode prejudicar a saúde das pessoas;
·     Desenvolver atitudes responsáveis em relação ao uso de água.





· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Quadro negro;





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 6: A agricultura

·  Atividade agrícola;
·  Condições favoráveis para a agricultura;
·  Do campo a nossa mesa.



·     Identificar as etapas e as características da atividade agrícola;
·     Reconhecer algumas condições favoráveis à prática da agricultura;
·     Distinguir agricultura de subsistência de agricultura comercial;
·     Distinguir produtos in natura de produtos industrializados;
·     Identificar os principais produtos agrícolas do Brasil;
·     Desenvolver noções iniciais para ler, compreender e elaborar um texto expositivo.



· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Filme;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;







·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  : Assistir ao filme: Ilha das flores e relacioná-lo com os conteúdos estudados;
·  Produção escrita;
·  Trabalhos individuais;
·   Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.



·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE GEOGRAFIA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 7: A pecuária e o extrativismo

·      Atividade agropecuária;
·      O extrativismo;
·      Problemas ambientais causados pela agropecuária e pelo extrativismo;
·      Relações entre campo e cidade.





·     Compreender o conceito de pecuária;
·     Distinguir pecuária intensiva de pecuária extensiva;
·     Compreender o conceito de extrativismo;
·     Identificar os tipos de extrativismo;
·     Perceber que as atividades rurais podem gerar problemas ambientais;
·     Relacionar a origem das matérias-primas aos setores da agricultura, da pecuária e do extrativismo;
·     Perceber a relação de interdependência entre o campo e a cidade;
·     Desenvolver atitudes conscientes em relação ao meio ambiente;





· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Filme;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Assistir ao filme: A origem das coisas como forma de complementar os conteúdos estudados;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Produção escrita;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno..





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário