PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA


PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 1: Ser cidadão

·      Ser solidário;
·      Cada coisa a seu tempo;
·      Todos nós temos responsabilidade;
















·     Reconhecer e valorizar atitudes de convivência e de respeito a outras pessoas;
·     Valorizar a importância da solidariedade nas relações humanas;
·     Desenvolver noções temporais baseando-se em atividades do cotidiano;
·     Reconhecer a importância da divisão de tarefas domésticas;
·     Perceber que crianças e adultos têm direitos e deveres;
·     Compreender o conceito de cidadania a fim de desenvolver atitudes éticas e responsáveis.




· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.







·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 2: O tempo não para

·      Como perceber a passagem do tempo;
·      Medidas de tempo;
·      Viajando no tempo com os relógios;
·      O calendário;
·      Os povos indígenas;
·      Os povos indígenas: primeiros habitantes do Brasil;
·      Os índios nos dias de hoje;
·      Conhecendo a vida e os costumes dos Pai Tavyterã ou Kaiowá-Guarani.










·  Compreender que os ciclos naturais e as mudanças no corpo e nas paisagens revelam a passagem do tempo;
·  Compreender as principais medidas utilizadas para contar a passagem do tempo;
·  Identificar alguns relógios utilizados por povos antigos e por povos da atualidade;
·  Reconhecer a utilização do calendário para a localização no tempo;
·  Desenvolver as noções de simultaneidade, anterioridade e posterioridade;
·  Compreender a diversidade de formas de registros do tempo;
·  Reconhecer e compreender a importância do legado cultural dos povos indígenas como patrimônio histórico e cultural do povo Brasileiro, respeitando e valorizando suas manifestações.




· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.



·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 3: Os vestígios deixados pelos seres humanos

·      A história é construída por todos;
·      Fontes históricas orais e escritas;
·      Fontes históricas materiais e iconográficas;
·      O mundo que queremos: Uma visita especial.





·     Entender que casa individuou é um agente histórico;
·     Compreender a História como ciência que investiga o passado por meio da análise dos vestígios deixados pelos nossos antepassados;
·     Conhecer o trabalho realizado pelos historiadores;
·     Reconhecer a importância da memória;
·     Compreender o conceito da fonte histórica;
·     Identificar diferentes tipos de fontes históricas;
·     Conhecer as características de um museu.





· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.










·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.







·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 4: Tempo de se alimentar

·      A alimentação dos povos indígenas;
·      A culinária de outros povos;
·      A presença africana no Brasil;
·      Os afro-brasileiros;
·      Os povos africanos;
·      A origem dos escravos;
·      Chico Rei: histórias que o povo conta;
·      Luta pela liberdade;
·      A escravidão nas fazendas de café;
·      A conquista da liberdade.



·     Descobrir as origens de alguns alimentos e pratos brasileiros;
·     Conhecer as características da alimentação dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses;
·     Conhecer técnicas indígenas de preparo dos alimentos;
·     Descobrir a influência da cultura de vários povos na formação dos hábitos alimentares brasileiros;
·     Reconhecer e compreender a importância do legado cultural dos africanos e seus descendentes como patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro, respeitando e valorizando suas manifestações.




· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.




·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.














·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 5: O trabalho de todos

·      O trabalho está em todo lugar;
·      Trabalhadores do passado e do presente;
·      O trabalho no presente.




·     Entender a importância dos diferentes tipos de trabalho no mundo atual;
·     Valorizar todos os tipos de trabalho;
·     Conhecer profissões antigas que desapareceram e outras que continuam a existir no presente;
·     Perceber que o uso da tecnologia no trabalho fez desaparecer algumas profissões e criou outras.






· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Filme;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Filme: Tempos modernos;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 6: Grandes mudanças

·  O mundo mudou com a eletricidade;
·  Diferentes meios de transporte;
·  O mundo da comunicação.




·     Conhecer a importância da eletricidade e seus usos na vida diária;
·     Identificar a mudança nos hábitos com a chegada da eletricidade;
·     Conhecer as características do transporte de pessoas e de cargas no Brasil no passado
·     Conhecer o contexto do estabelecimento da ferrovia, do automóvel e do bonde no Brasil;
·     Entender o conceito de comunicação, seus usos e funções no cotidiano.





· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Filme;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;





·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.




·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário