PLANO ANUAL DE
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 1: Ser cidadão
· Ser solidário;
· Cada coisa a seu
tempo;
· Todos nós temos
responsabilidade;
|
· Reconhecer e
valorizar atitudes de convivência e de respeito a outras pessoas;
· Valorizar a
importância da solidariedade nas relações humanas;
· Desenvolver noções
temporais baseando-se em atividades do cotidiano;
· Reconhecer a
importância da divisão de tarefas domésticas;
· Perceber que
crianças e adultos têm direitos e deveres;
· Compreender o
conceito de cidadania a fim de desenvolver atitudes éticas e responsáveis.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 2: O
tempo não para
·
Como perceber a passagem do tempo;
·
Medidas de tempo;
·
Viajando no tempo com os relógios;
·
O calendário;
·
Os povos indígenas;
·
Os povos indígenas: primeiros habitantes do Brasil;
·
Os índios nos dias de hoje;
·
Conhecendo a vida e os costumes dos Pai Tavyterã ou Kaiowá-Guarani.
|
· Compreender que os
ciclos naturais e as mudanças no corpo e nas paisagens revelam a passagem do
tempo;
· Compreender as
principais medidas utilizadas para contar a passagem do tempo;
· Identificar alguns
relógios utilizados por povos antigos e por povos da atualidade;
· Reconhecer a
utilização do calendário para a localização no tempo;
· Desenvolver as
noções de simultaneidade, anterioridade e posterioridade;
· Compreender a
diversidade de formas de registros do tempo;
· Reconhecer e
compreender a importância do legado cultural dos povos indígenas como
patrimônio histórico e cultural do povo Brasileiro, respeitando e valorizando
suas manifestações.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
3: Os vestígios deixados pelos seres humanos
· A história é
construída por todos;
· Fontes históricas
orais e escritas;
· Fontes históricas
materiais e iconográficas;
· O mundo que
queremos: Uma visita especial.
|
· Entender que casa
individuou é um agente histórico;
· Compreender a
História como ciência que investiga o passado por meio da análise dos
vestígios deixados pelos nossos antepassados;
· Conhecer o trabalho
realizado pelos historiadores;
· Reconhecer a
importância da memória;
· Compreender o
conceito da fonte histórica;
· Identificar
diferentes tipos de fontes históricas;
· Conhecer as
características de um museu.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
4: Tempo de se alimentar
·
A alimentação dos povos indígenas;
·
A culinária de outros povos;
·
A presença africana no Brasil;
·
Os afro-brasileiros;
·
Os povos africanos;
·
A origem dos escravos;
·
Chico Rei: histórias que o povo conta;
·
Luta pela liberdade;
·
A escravidão nas fazendas de café;
·
A conquista da liberdade.
|
· Descobrir as
origens de alguns alimentos e pratos brasileiros;
· Conhecer as
características da alimentação dos povos indígenas antes da chegada dos
portugueses;
· Conhecer técnicas
indígenas de preparo dos alimentos;
· Descobrir a
influência da cultura de vários povos na formação dos hábitos alimentares
brasileiros;
· Reconhecer e
compreender a importância do legado cultural dos africanos e seus
descendentes como patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro,
respeitando e valorizando suas manifestações.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
5: O trabalho de todos
·
O trabalho está em todo lugar;
·
Trabalhadores do passado e do presente;
·
O trabalho no presente.
|
· Entender a
importância dos diferentes tipos de trabalho no mundo atual;
· Valorizar todos os
tipos de trabalho;
· Conhecer profissões
antigas que desapareceram e outras que continuam a existir no presente;
· Perceber que o uso
da tecnologia no trabalho fez desaparecer algumas profissões e criou outras.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Filme;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Filme: Tempos
modernos;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA 3º ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
6: Grandes mudanças
· O mundo mudou com a
eletricidade;
· Diferentes meios de
transporte;
· O mundo da
comunicação.
|
· Conhecer a
importância da eletricidade e seus usos na vida diária;
· Identificar a
mudança nos hábitos com a chegada da eletricidade;
· Conhecer as características
do transporte de pessoas e de cargas no Brasil no passado
· Conhecer o contexto
do estabelecimento da ferrovia, do automóvel e do bonde no Brasil;
· Entender o conceito
de comunicação, seus usos e funções no cotidiano.
|
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Data show;
· Dicionários;
· Filme;
· Giz;
· Livro didático;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Quadro negro;
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-INDÍGENA
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário