PLANO ANUAL DE MATEMÁTICA


PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 1: NÚMEROS

·      Números no dia a dia;
·      Nossos números;
·      Números em ordem;
·      Jogo: Uma centena;
·      Números de três algarismos;
·      Valor de cada algarismo em um número;
·      Sequências numéricas;
·      Maior que, menor que;
·      Arredondamentos.



·    Compreender as diferentes funções sociais dos números;
·    Reconhecer as características do nosso sistema de numeração;
·    Compreender e usar corretamente cédulas de moedas do nosso dinheiro.




· Cartolina;
· Tesoura;
· Pincéis;
· Réguas;
· Folhas de papel ofício;
· Livro didático;
· Giz;
· Quadro negro;
· Material Dourado;
· Ábaco.



·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Trabalho em duplas. Confecção do jogo “uma centena” onde os alunos em duplas constroem um tabuleiro e as catas;
·    Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.




·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 2: ADIÇÃO E SOBRETRAÇÃO

·      Situações de adição e de subtração;
·      Jogo: Fazendo quinze;
·      Mais adição;
·      Mais subtração;
·      Adição e subtração por estimativa;
·      Problemas;
·      Matemática em textos: Origem e evolução do dinheiro.




·  Compreender as situações que envolvem as ideias de adição e subtração;
·  Ampliar o estudo do algoritmo usual da adição e da subtração, sem reagrupamento, para números de três algarismos.
·  Calcular por estimativa o resultado de uma adição ou de uma subtração;
·  Resolver problemas que envolvem adição e subtração.



· Ábaco;
· Calculadora;
· Cartolina;
· Data show;
· Giz;
· Livro didático;
· Material Dourado;
· Pincéis;
· Quadro de valores simples;
· Quadro negro;
· Réguas;
· Tesoura.




·    Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·    Jogos de matemática online no site da Britânica Escola Online;
·    Utilizar caroços de feijão e milho para adicionar ou subtrair;
·    Aulas expositivas;
·    Trabalhos em duplas;
·    Confecção do jogo: Fazendo quinze;
·    Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.




·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 3: GEOMETRIA

·      Figuras geométricas;
·      Planificação;
·      Cubo e paralelepípedo;
·      Prismas e pirâmides;
·      Cilindro, cone e esfera;
·      Figuras geométricas planas.




·  Reconhecer figuras geométricas planas e figuras geométricas não planas;
·  Relacionar uma figura geométrica não plana com sua planificação;
·  Reconhecer as principais características de cubo, paralelepípedo (não cúbico), prismas, pirâmides, cilindro, cone e esfera;
·  Identificar base de algumas figuras geométricas não planas;
·  Relacionar as faces de figuras geométricas não planas com as funções geométricas planas.








· Música: Aquarela (Toquinho);
· Data show;
· Material complementar (Confecção de figuras geométricas);
· Livro didático;
· Giz;
· Quadro negro;
· Aparelho de som.




·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Dividir a classe em grupos e pedir que cada grupo faça um desenho retratando uma das estrofes da música, os desenhos ficarão expostos em sala ( sequência ilustrada de toda a música);
·    Jogos de matemática online no site da Britânica Escola Online;
·    Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.



·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

















PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 4: MAIS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

·      Adição com reagrupamento;
·      Adição com ábaco e com algoritmo usual;
·      Subtração com reagrupamento;
·      Subtração com ábaco e com algoritmo usual;
·      Adição com números de três algarismos
·      Subtração com número de três algarismos;
·      Adição e subtração: Operações inversas;
·      O número 1 000 – o milhar;
·      Matemática em textos: O cupom fiscal.




·  Utilizar diferentes procedimentos para calcular o resultado de adições e de subtrações com números de dois ou três algarismos;
·  Compreender os algoritmos da adição e da subtração, com ou sem reagrupamento;
·  Reconhecer a adição e a subtração como operações inversas;
·  Apresentar o número 1 000.





· Ábaco;
· Dados;
· Data show;
· Folhas de papel ofício;
· Giz;
· Livro didático;
· Material Dourado;
· Quadro negro;
· Quanto falta?








·    Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·    Aulas expositivas;
·    Jogos de matemática online no site da Britânica Escola Online;
·    Resoluções de atividades no livro consumível do aluno;
·    Construção de uma tabela para realização do jogo do Quanto falta? .






·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 5: MULTIPLICAÇÃO

·      Adição de parcelas iguais;
·      Disposição retangular;
·      Combinando possibilidades;
·      2 vezes ou o dobro;
·      3 vezes ou o triplo;
·      4 vezes ou  mais;
·      Termos da multiplicação;
·      Mais multiplicações;
·      Jogo: Um, dois e já!




·  Compreender situações que envolvem as ideias da multiplicação;
·  Calcular resultados de multiplicações do tipo 2 vezes, 3 vezes, 4 vezes ou mais;
·  Reconhecer os termos de uma multiplicação.











· Cartolinas;
· Data show;
· Giz;
· Livro didático;
· Pinceis;
· Quadro negro;





·    Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·    Aulas expositivas;
·    Construção de 29 cartas tabela para realização do jogo Mico da multiplicação;
·    Confecção do quadro da multiplicação;
·    Jogos de matemática online no site da Britânica Escola Online;
·    Resoluções de atividades no livro consumível do aluno;




·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 6: LOCALIZAÇÃO E SIMETRIA

·      Trajeto (ou caminhos) em malhas quadriculadas;
·      Jogo: Brincando com mapa;
·      Figuras com simetria;
·      Simétrica de uma figura;
·      Matemática em textos: Guia de ruas.




·  Representar regiões do espaço físico em malha quadriculada;
·  Descrever trajetos em malhas quadriculadas;
·  Reconhecer figuras que apresentam simetria;
·  Identificar e representar a simetria de uma figura.















· Data show;
· Folhas de papel ofício;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Malhas quadriculadas;
· Quadro negro;
· Tabuleiro (material complementar);
· Tesouras.



·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Jogo – Brincando com mapa;
·  Assistir ao vídeo: DONALD NO PAIS DA MATEMÁGICA;
·  Leitura: Matemática em textos – Guia de rua;
·    Jogos de matemática online no site da Britânica Escola Online;
·    Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.



·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 7: MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

·      Multiplicação por decomposição;
·      Algoritmo usual da multiplicação;
·      Divisão: Repartir igualmente;
·      Divisão: Quantas vezes cabe;
·      Divisão exata e divisão não exata;
·      Termos da divisão;
·      Número par e número ímpar;
·      Divisões representadas na chave;
·      Algoritmo usual da divisão;
·      Divisão por estimativas;
·      Compreender informações : Construir árvore de possibilidades.



·  Calcular o resultado de uma multiplicação, com ou sem reagrupamento, por meio do algoritmo usual e por decomposição;
·  Compreender as ideias da divisão: repartir igualmente e quantas vezes cabe;
·  Identificar divisões exatas e divisões não exatas;
·  Reconhecer os termos de uma divisão;
·  Identificar números pares e números ímpares;
·  Calcular o resultado de uma divisão por meio de estimativas e pelo algoritmo usual;
·  Construir árvores de possibilidades.




· Data show;
· Giz;
· Livro didático;
· Material Dourado;
· Quadro negro.



·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Jogos de matemática online no site da Britânica Escola Online;
·  Aulas expositivas;
·  Resoluções das atividades no livro didático;




·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 8: GRANDEZAS E MEDIDAS

·      O metro e o centímetro;
·      O quilômetro e o metro;
·      A hora e o minuto;
·      Semana, mês, semestre e ano;
·      Tonelada, quilograma e grama;
·      Litro e mililitro;
·      A Matemática me ajuda a ser: Uma pessoa que conhece melhor os animais;
·      Compreender problemas.







·  Relacionar as unidades de medidas de comprimentos: centímetro, metro e quilômetro;
·  Reconhecer as unidades de medida de tempo: hora e minuto;
·  Aprender a ler horários em relógios de ponteiros;
·  Identificar diferentes períodos de tempo: semana, mês, semestre e ano;
·  Relacionar as unidades de medida de massa: tonelada, quilograma e grama;
·  Resolver problemas que exigem a leitura e a interpretação de dados apresentados em gráficos de barras (verticais ou horizontais)





·  Calendário de parede;
·  Data show;
· Giz;
· Livro didático;
·  Papel quadriculado;
· Quadro negro;
·  Recipiente de 1 litro;
·  Réguas;
·  Relógio analógico de parede.




·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Jogos de matemática online no site da Britânica Escola Online;
·  Aulas expositivas;
·  Construção de objetos de medida;
·    Jogos de matemática online no site da Britânica Escola Online;
·    Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário