PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO
MATEMÁTICA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 1: NÚMEROS
· Números no dia a
dia;
· Nossos números;
· Números em ordem;
· Jogo: Uma centena;
· Números de três
algarismos;
· Valor de cada
algarismo em um número;
· Sequências
numéricas;
· Maior que, menor
que;
· Arredondamentos.
|
· Compreender as
diferentes funções sociais dos números;
· Reconhecer as
características do nosso sistema de numeração;
· Compreender e usar
corretamente cédulas de moedas do nosso dinheiro.
|
· Cartolina;
· Tesoura;
· Pincéis;
· Réguas;
· Folhas de papel
ofício;
· Livro didático;
· Giz;
· Quadro negro;
· Material Dourado;
· Ábaco.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Trabalho em duplas.
Confecção do jogo “uma centena” onde os alunos em duplas constroem um
tabuleiro e as catas;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO
MATEMÁTICA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 2: ADIÇÃO E
SOBRETRAÇÃO
·
Situações de adição e de subtração;
·
Jogo: Fazendo quinze;
·
Mais adição;
·
Mais subtração;
·
Adição e subtração por estimativa;
·
Problemas;
·
Matemática em textos: Origem e evolução do dinheiro.
|
· Compreender as
situações que envolvem as ideias de adição e subtração;
· Ampliar o estudo do
algoritmo usual da adição e da subtração, sem reagrupamento, para números de
três algarismos.
· Calcular por
estimativa o resultado de uma adição ou de uma subtração;
· Resolver problemas
que envolvem adição e subtração.
|
· Ábaco;
· Calculadora;
· Cartolina;
· Data show;
· Giz;
· Livro didático;
· Material Dourado;
· Pincéis;
· Quadro de valores
simples;
· Quadro negro;
· Réguas;
· Tesoura.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Jogos de matemática
online no site da Britânica Escola Online;
· Utilizar caroços de
feijão e milho para adicionar ou subtrair;
· Aulas expositivas;
· Trabalhos em
duplas;
· Confecção do jogo: Fazendo
quinze;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
3: GEOMETRIA
·
Figuras geométricas;
·
Planificação;
·
Cubo e paralelepípedo;
·
Prismas e pirâmides;
·
Cilindro, cone e esfera;
·
Figuras geométricas planas.
|
· Reconhecer figuras
geométricas planas e figuras geométricas não planas;
· Relacionar uma
figura geométrica não plana com sua planificação;
· Reconhecer as
principais características de cubo, paralelepípedo (não cúbico), prismas,
pirâmides, cilindro, cone e esfera;
· Identificar base de
algumas figuras geométricas não planas;
· Relacionar as faces
de figuras geométricas não planas com as funções geométricas planas.
|
· Música: Aquarela
(Toquinho);
· Data show;
· Material
complementar (Confecção de figuras geométricas);
· Livro didático;
· Giz;
· Quadro negro;
· Aparelho de som.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Dividir a classe em
grupos e pedir que cada grupo faça um desenho retratando uma das estrofes da
música, os desenhos ficarão expostos em sala ( sequência ilustrada de toda a
música);
· Jogos de matemática
online no site da Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO
MATEMÁTICA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
4: MAIS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
·
Adição com reagrupamento;
·
Adição com ábaco e com algoritmo usual;
·
Subtração com reagrupamento;
·
Subtração com ábaco e com algoritmo usual;
·
Adição com números de três algarismos
·
Subtração com número de três algarismos;
·
Adição e subtração: Operações inversas;
·
O número 1 000 – o milhar;
·
Matemática em textos: O cupom fiscal.
|
· Utilizar diferentes
procedimentos para calcular o resultado de adições e de subtrações com
números de dois ou três algarismos;
· Compreender os
algoritmos da adição e da subtração, com ou sem reagrupamento;
· Reconhecer a adição
e a subtração como operações inversas;
· Apresentar o número
1 000.
|
· Ábaco;
· Dados;
· Data show;
· Folhas de papel
ofício;
· Giz;
· Livro didático;
· Material Dourado;
· Quadro negro;
· Quanto falta?
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Jogos de matemática
online no site da Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno;
· Construção de uma
tabela para realização do jogo do Quanto falta? .
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
5: MULTIPLICAÇÃO
·
Adição de parcelas iguais;
·
Disposição retangular;
·
Combinando possibilidades;
·
2 vezes ou o dobro;
·
3 vezes ou o triplo;
·
4 vezes ou mais;
·
Termos da multiplicação;
·
Mais multiplicações;
·
Jogo: Um, dois e já!
|
· Compreender
situações que envolvem as ideias da multiplicação;
· Calcular resultados
de multiplicações do tipo 2 vezes, 3 vezes, 4 vezes ou mais;
· Reconhecer os
termos de uma multiplicação.
|
· Cartolinas;
· Data show;
· Giz;
· Livro didático;
· Pinceis;
· Quadro negro;
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Construção de 29
cartas tabela para realização do jogo Mico da multiplicação;
· Confecção do quadro
da multiplicação;
· Jogos de matemática
online no site da Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno;
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
6: LOCALIZAÇÃO E SIMETRIA
·
Trajeto (ou caminhos) em malhas quadriculadas;
·
Jogo: Brincando com mapa;
·
Figuras com simetria;
·
Simétrica de uma figura;
·
Matemática em textos: Guia de ruas.
|
· Representar regiões
do espaço físico em malha quadriculada;
· Descrever trajetos
em malhas quadriculadas;
· Reconhecer figuras
que apresentam simetria;
· Identificar e
representar a simetria de uma figura.
|
· Data
show;
· Folhas de papel
ofício;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Malhas
quadriculadas;
· Quadro negro;
· Tabuleiro (material
complementar);
· Tesouras.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Jogo – Brincando
com mapa;
· Assistir ao vídeo: DONALD
NO PAIS DA MATEMÁGICA;
· Leitura: Matemática
em textos – Guia de rua;
· Jogos de matemática
online no site da Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
7: MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
·
Multiplicação por decomposição;
·
Algoritmo usual da multiplicação;
·
Divisão: Repartir igualmente;
·
Divisão: Quantas vezes cabe;
·
Divisão exata e divisão não exata;
·
Termos da divisão;
·
Número par e número ímpar;
·
Divisões representadas na chave;
·
Algoritmo usual da divisão;
·
Divisão por estimativas;
·
Compreender informações : Construir árvore de
possibilidades.
|
· Calcular o
resultado de uma multiplicação, com ou sem reagrupamento, por meio do
algoritmo usual e por decomposição;
· Compreender as
ideias da divisão: repartir igualmente
e quantas vezes cabe;
· Identificar
divisões exatas e divisões não exatas;
· Reconhecer os
termos de uma divisão;
· Identificar números
pares e números ímpares;
· Calcular o
resultado de uma divisão por meio de estimativas e pelo algoritmo usual;
· Construir árvores
de possibilidades.
|
· Data show;
· Giz;
· Livro didático;
· Material Dourado;
· Quadro negro.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Jogos de matemática
online no site da Britânica Escola Online;
· Aulas expositivas;
· Resoluções das
atividades no livro didático;
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO
MATEMÁTICA 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
8: GRANDEZAS E MEDIDAS
·
O metro e o centímetro;
·
O quilômetro e o metro;
·
A hora e o minuto;
·
Semana, mês, semestre e ano;
·
Tonelada, quilograma e grama;
·
Litro e mililitro;
·
A Matemática me ajuda a ser: Uma pessoa que conhece
melhor os animais;
·
Compreender problemas.
|
· Relacionar as unidades
de medidas de comprimentos: centímetro, metro e quilômetro;
· Reconhecer as
unidades de medida de tempo: hora e minuto;
· Aprender a ler
horários em relógios de ponteiros;
· Identificar
diferentes períodos de tempo: semana, mês, semestre e ano;
· Relacionar as
unidades de medida de massa: tonelada, quilograma e grama;
· Resolver problemas
que exigem a leitura e a interpretação de dados apresentados em gráficos de
barras (verticais ou horizontais)
|
· Calendário de
parede;
· Data
show;
· Giz;
· Livro didático;
· Papel quadriculado;
· Quadro negro;
· Recipiente de 1
litro;
· Réguas;
· Relógio analógico
de parede.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Jogos de matemática
online no site da Britânica Escola Online;
· Aulas expositivas;
· Construção de
objetos de medida;
· Jogos de matemática
online no site da Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE MATEMÁTICA
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário