PLANO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO


PLANO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVO GERAL
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

·      Respeito â diversidade religiosa:
ü A diversidade cultural;
ü Declaração universal dos direitos humanos.







Possibilitar ao educando conhecimentos a respeito não só da experiência do sagrado e das organizações religiosas, bem como de fundamentos de vida não religiosos, que também levam à compreensão da realidade, ou seja, estudar e compreender a disciplina de Ensino Religiosos na perspectiva da reflexão a respeito do pluralismo religioso e da diversidade cultura e religiosa.



· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registrar as aulas)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.



Construir coletivamente com os educando a “Declaração de Direitos da Turma”, procurando evidenciar aspectos de respeito à diversidade de crenças e modos de ser e pensar de cada aluno. Esta atividade poderá mostrar aos alunos que a construção de uma devida inter-relação social é feita por todos, tanto em ambiente menores, como a família e a sala de aula, com amplitude maior, como em toda a sociedade, não sendo está construção somente efetiva por leis, normas e Declarações feitas em contexto universal, mas efetivada em seus cotidianos, entendo e respeitando o outro, o seu próximo que está próximo.
Apresentar a poesia: “Nós também amamos a vida. Nós também queremos viver” como atividade, cada alunos, pode reescrever a poesia abordando os problemas da comunidade em moram e, ao mesmo tempo, explicitando que princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem estão sendo negados.


·  Envolvimento nos atividade;
·  Processual e contínua;
·  Trabalhos paralelos;


·      Lugares sagrados:
ü Um impossível amor: as cataratas do Iguaçu;
ü Casa de candomblé;
ü O rio Ganges: um rio sagrado da Índia.
·       



Sugerir aos alunos ou os perguntar se conhecem alguma música que tenha a palavra “sagrado” no texto de sua letra. Como exemplo, “Amor de Índio” de Beto Guedes, a qual a ideia de tudo aquilo que se move no mundo é sagrado, apontando, deste modo, para uma concepção de sagrado bastante ampla, que compreende a vida em todas as suas formas.



·      Textos orais e escritos – sagrados:
ü Corão;
ü Páli Tripitakan;
ü Vedas;
ü Bíblia:
ü Tao Te Ching;
ü Tanach;
ü Livro dos Espíritos;
ü Kitáb-i-Aqdas.




Propor a leitura das frases dos textos sagrados, pois a oralidade é a base de sua origem, enfatizando-se, com isso, o quanto é importante nas tradições religiosas oral da mensagem sagrada. Observa-se que o conteúdo dessas ideias é da esfera da alteridade, da importância do respeito ao próximo, que deve ser a base das inter-relações sociais. Por meio disto se pode dimensionar aos alunos a necessidade do respeito à diversidade de culto (cultura), à diversidade religiosa.
Na prática pedagógica, ainda, pode-se organizar um cartaz, no qual os educandos, poderão desenhar uma estante com vários livros, sendo que casa um deles constará o nome dos livros sagrados pesquisados pela turma.



·      Organizações religiosas:
ü Islamismo;
ü Budismo;
ü Judaísmo;
ü Espiritismo:
ü Taoísmo;
ü Indígenas;
ü Afro-brasileiras;
ü Umbanda;
ü Candomblé;
ü Xintoísmo;
ü Cristianismo;
ü Bahá’í;
ü Hinduísmo;
ü Jainismo.




Propor aos alunos a construção de um painel/cartaz sobre as tradições religiosas apresentadas.
Pedir aos alunos entrevistem seus pais ou vizinhos, pertencentes a mesma tradição religiosa, após a realização da entrevista o resultado poderá ser compartilhado com a turma, com relatos, debates, painéis, etc.


·      Universo simbólico religioso:
ü As máscaras no mundo religioso;
ü Vestuário;
ü As roupas religiosas e seus significados;
ü Fogo;
ü Símbolos religiosos.




A partir da reflexão do texto: AS MÁSCARAS NO MUNDO RELIGIOSO, cada educando escolhe um animal de sua preferência e elabora a sua mascar.
Após a leitura do texto: VESTUÁRIO, professor propõe uma atividade escrita e outra de construção concreta.
Em posse do texto: FOGO, os educandos poderão elaborar um álbum com imagem de uso do elemento fogo nas diferentes religiões, com desenhos ou gravuras.
Outra proposta para encaminhamento metodológico é o trabalho com alguns símbolos que identificam as diferentes religiões do mundo.



·      Ritos:
ü Princípios organizativos;
ü Tipologia dos ritos;
ü Ritos de passagem




Para introduzir a compreensão dos Ritos, pode-se iniciar por uma linha do tempo refazendo na história dos educandos os momentos em que a vida deles foi marcada por ritos: o casamento dos pais, o batizado, os aniversários, enterros, entrada na escola... Depois desta atividade o professor poderá aprofundar a reflexão em torno dos ritos religiosos, procurando compreender os símbolos e gestos utilizados nestes mo mentos, isto é, a linguagem que representa.
Com tais informações será possível construir  textos coletivos sobre os ritos religiosos que marcaram a vida dos educandos ou, então, organizar uma exposição de quadros desenhados pelos estudantes para explicar a presença dos ritos no cotidiano das comunidades.



·      Festas religiosas:




Propor aos alunos que se imaginem como membros da comissão organizadora de uma festa religiosa e teriam de fazer propaganda para divulgar  a festa: como montariam esta propaganda?
Uma característica marcante nas festas religiosas é a música e a dança. Os educandos poderiam organizar uma dança, encenação ou mesmo uma canção que seja comum nas festas religiosas.



·      Vida e morte:
ü O compadre da morte;
ü Poema: Dona Ossos (Emerli Schlogl);




Sugerir aos educandos que escrevam uma síntese sobre o conteúdo trabalho. Os estudantes também podem utilizar um dos nomes que seguem: A Ladra, A Amada Imóvel, A Caveira, A Maldita, A Careca, A Certeira, A Comadre, A Dama da Foice, A Dama do Véu, A Desencarnada, A Magra... e com ele criar uma história em quadrinhos cujo personagem central seja a morte. As histórias poderão ser expostas em varal didático.


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