PLANO ANUAL DE ENSINO
RELIGIOSO 3º
ANO – 2013
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CONTEÚDO
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OBJETIVO GERAL
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RECURSOS
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METODOLOGIA
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AVALIAÇÃO
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· Respeito â diversidade religiosa:
ü A diversidade
cultural;
ü Declaração
universal dos direitos humanos.
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Possibilitar
ao educando conhecimentos a respeito não só da experiência do sagrado e das
organizações religiosas, bem como de fundamentos de vida não religiosos, que
também levam à compreensão da realidade, ou seja, estudar e compreender a
disciplina de Ensino Religiosos na perspectiva da reflexão a respeito do
pluralismo religioso e da diversidade cultura e religiosa.
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· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registrar as aulas)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
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Construir
coletivamente com os educando a “Declaração de Direitos da Turma”, procurando
evidenciar aspectos de respeito à diversidade de crenças e modos de ser e
pensar de cada aluno. Esta atividade poderá mostrar aos alunos que a
construção de uma devida inter-relação social é feita por todos, tanto em
ambiente menores, como a família e a sala de aula, com amplitude maior, como
em toda a sociedade, não sendo está construção somente efetiva por leis,
normas e Declarações feitas em contexto universal, mas efetivada em seus
cotidianos, entendo e respeitando o outro, o seu próximo que está próximo.
Apresentar
a poesia: “Nós também amamos a vida. Nós também queremos viver” como
atividade, cada alunos, pode reescrever a poesia abordando os problemas da
comunidade em moram e, ao mesmo tempo, explicitando que princípios da
Declaração Universal dos Direitos do Homem estão sendo negados.
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· Envolvimento nos
atividade;
· Processual e
contínua;
· Trabalhos
paralelos;
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· Lugares sagrados:
ü Um impossível amor:
as cataratas do Iguaçu;
ü Casa de candomblé;
ü O rio Ganges: um
rio sagrado da Índia.
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Sugerir
aos alunos ou os perguntar se conhecem alguma música que tenha a palavra
“sagrado” no texto de sua letra. Como exemplo, “Amor de Índio” de Beto
Guedes, a qual a ideia de tudo aquilo que se move no mundo é sagrado,
apontando, deste modo, para uma concepção de sagrado bastante ampla, que
compreende a vida em todas as suas formas.
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· Textos orais e escritos – sagrados:
ü Corão;
ü Páli Tripitakan;
ü Vedas;
ü Bíblia:
ü Tao Te Ching;
ü Tanach;
ü Livro dos
Espíritos;
ü Kitáb-i-Aqdas.
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Propor
a leitura das frases dos textos sagrados, pois a oralidade é a base de sua
origem, enfatizando-se, com isso, o quanto é importante nas tradições
religiosas oral da mensagem sagrada. Observa-se que o conteúdo dessas ideias
é da esfera da alteridade, da importância do respeito ao próximo, que deve
ser a base das inter-relações sociais. Por meio disto se pode dimensionar aos
alunos a necessidade do respeito à diversidade de culto (cultura), à
diversidade religiosa.
Na
prática pedagógica, ainda, pode-se organizar um cartaz, no qual os educandos,
poderão desenhar uma estante com vários livros, sendo que casa um deles
constará o nome dos livros sagrados pesquisados pela turma.
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· Organizações religiosas:
ü Islamismo;
ü Budismo;
ü Judaísmo;
ü Espiritismo:
ü Taoísmo;
ü Indígenas;
ü Afro-brasileiras;
ü Umbanda;
ü Candomblé;
ü Xintoísmo;
ü Cristianismo;
ü Bahá’í;
ü Hinduísmo;
ü Jainismo.
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Propor
aos alunos a construção de um painel/cartaz sobre as tradições religiosas
apresentadas.
Pedir
aos alunos entrevistem seus pais ou vizinhos, pertencentes a mesma tradição
religiosa, após a realização da entrevista o resultado poderá ser
compartilhado com a turma, com relatos, debates, painéis, etc.
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· Universo simbólico religioso:
ü As máscaras no
mundo religioso;
ü Vestuário;
ü As roupas
religiosas e seus significados;
ü Fogo;
ü Símbolos religiosos.
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A
partir da reflexão do texto: AS MÁSCARAS NO MUNDO RELIGIOSO, cada
educando escolhe um animal de sua preferência e elabora a sua mascar.
Após
a leitura do texto: VESTUÁRIO, professor propõe uma atividade escrita
e outra de construção concreta.
Em
posse do texto: FOGO, os educandos poderão elaborar um álbum com
imagem de uso do elemento fogo nas diferentes religiões, com desenhos ou
gravuras.
Outra
proposta para encaminhamento metodológico é o trabalho com alguns símbolos
que identificam as diferentes religiões do mundo.
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· Ritos:
ü Princípios
organizativos;
ü Tipologia dos
ritos;
ü Ritos de passagem
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Para
introduzir a compreensão dos Ritos, pode-se iniciar por uma linha do tempo
refazendo na história dos educandos os momentos em que a vida deles foi
marcada por ritos: o casamento dos pais, o batizado, os aniversários,
enterros, entrada na escola... Depois desta atividade o professor poderá
aprofundar a reflexão em torno dos ritos religiosos, procurando compreender
os símbolos e gestos utilizados nestes mo mentos, isto é, a linguagem que
representa.
Com
tais informações será possível construir
textos coletivos sobre os ritos religiosos que marcaram a vida dos
educandos ou, então, organizar uma exposição de quadros desenhados pelos
estudantes para explicar a presença dos ritos no cotidiano das comunidades.
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· Festas religiosas:
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Propor
aos alunos que se imaginem como membros da comissão organizadora de uma festa
religiosa e teriam de fazer propaganda para divulgar a festa: como montariam esta propaganda?
Uma
característica marcante nas festas religiosas é a música e a dança. Os
educandos poderiam organizar uma dança, encenação ou mesmo uma canção que
seja comum nas festas religiosas.
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· Vida e morte:
ü O compadre da
morte;
ü Poema: Dona Ossos
(Emerli Schlogl);
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Sugerir
aos educandos que escrevam uma síntese sobre o conteúdo trabalho. Os
estudantes também podem utilizar um dos nomes que seguem: A Ladra, A Amada
Imóvel, A Caveira, A Maldita, A Careca, A Certeira, A Comadre, A Dama da
Foice, A Dama do Véu, A Desencarnada, A Magra... e com ele criar uma história
em quadrinhos cujo personagem central seja a morte. As histórias poderão ser
expostas em varal didático.
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