PLANO ANUAL DE PORTUGUÊS


PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 1: Eu me comunico

·      Gênero textual: Carta pessoal;
·      Linguagens: formal e informal – Letras L e U;
·      Apresentando um colega;
·      Gênero textual: Carta de leitor;
·      Variação regional de vocabulário – A/ AI, E/ EI, O/ OU;
·      Carta de leitor.



·    Ler carta pessoal e carta de leitor identificando suas principais características;
·    Reconhecer nas castas lidas as situações de produção: para quem e para onde;
·    Discutir o uso e a importância de diferentes  meios de comunicação, como cartas, e-mails, MSN, chats, sites de relacionamento etc;
·    Produzir carta de leitor fazendo uso dos recursos de linguagem adequados;
·    Diferenciar linguagem formal de linguagem informal sabendo utilizá-las nas diferentes situações;
·      Escrever corretamente palavras fazendo uso das ocorrências estudadas (uso do L e U e do A/ AI, E/ EI, O/ OU);
·      Saber utilizar diferentes fontes de informação e materiais para adquirir e construir conhecimentos;
·      Conhecer diferentes expressões regionais;
·      Conhecer as regiões brasileiras e suas variações linguísticas.




· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.




·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Estudo da língua;
·  Leitura de textos;
·  Produção oral e escrita.
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Jogos de alfabetização  online no site da Britânica Escola Online;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.








·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 2: Eu me lembro

·      Gênero textual: conto de memória;
·      Ponto-final, ponto de interrogação e ponto de exclamação;
·      Entrevistando uma pessoa idosa;
·      Gênero textual: Entrevista;
·      Letras R e RR;
·      Entrevista.





·  Identificar características e funções do conto de memórias;
·  Identificar elementos de uma entrevista e seus propósitos;
·  Produzir entrevistas orais e escritas fazendo uso dos recursos estudados;
·  Reconhecer e utilizar sinais de pontuação em frases declarativas, interrogativas e exclamativas;
·  Resolver problemas ortográficos de uso R/RR e R;
·  Fazer uso de dicionário orientando-se pelas palavras de referência;
·  Reconhecer fotos como registro da memória de um grupo social;
·  Organizar uma expressão, de modo que a disposição das todos conte a história de casa aluno.




· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.









·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Estudo da língua;
·  Leitura de textos;
·  Produção oral e escrita.
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Jogos de alfabetização  online no site da Britânica Escola Online;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.






·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 3: Eu expresso sentimentos

·      Gênero textual: Poema visual;
·      Recitando poemas;
·      Família de palavras – Letras X e CH;
·      Gênero textual: Poema;
·      Poema visual.



·  Conhecer e diferenciar poemas visuais e sonoros;
·  Reconhecer elementos e recursos em poemas;
·  Produzir poema visual fazendo uso da estrutura e dos recursos estudados;
·  Recitar poema fazendo uso dos recursos expressivos;
·  Reconhecer palavras primitivas e derivadas;
·  Escrever corretamente palavras com X e CH;
·  Conhecer, apreciar e refletir sobre as obras de arte, estabelecendo relações entre produções artísticas distintas;
·  Desenvolver a percepção estética, a sensibilidade e a imaginação.



· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.








·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Estudo da língua;
·  Leitura de textos;
·  Produção oral e escrita.
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Jogos de alfabetização  online no site da Britânica Escola Online;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.






·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 4: Eu falo de mim

·      Gênero textual: Diário pessoal;
·      Substantivo – Letras G e J;
·      Relatando um momento marcante;
·      Gênero textual: Autorretrato;
·      Autorretrato.



·  Reconhecer e utilizar recursos empregados em diários pessoais;
·  Produzir autorretrato utilizando sequências descritivas tanto de aspectos físicos quantos psicológicos;
·  Produzir relatos pessoais orais fazendo uso dos recursos estudados;
·  Reconhecer e utilizar substantivo;
·  Saber reconhecer e grafar corretamente palavras com as letras G e J;
·  Conhecer e apreciar obras de artistas distintos, estabelecendo relação entre eles e refletindo sobre os diferentes significados que essas obras contêm;
·  Desenvolver o autoconhecimento e a autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria produção e a dos colegas.





· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.








·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Estudo da língua;
·  Leitura de textos;
·  Produção oral e escrita.
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Jogos de alfabetização  online no site da Britânica Escola Online;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.







·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 5: Eu tenho medo

·      Gênero textual: Conto de assombração;
·      Masculino e feminino – Adjetivo;
·      Contando um conto de assombração;
·      Gênero textual: Texto expositivo; Você tem medo de quê?
·      Consoantes + L – Consoante + R;
·      Texto expositivo: enumeração.




·  Conhecer contos de assombração ligados ao folclore nacional;
·  Identificar características de texto expositivo;
·  Saber ouvir e contar contos de assombração, utilizando recursos que despertem suspense e medo no ouvinte;
·  Produzir texto expositivo fazendo uso de enumeração;
·  Reconhecer e utilizar adjetivo;
·  Identificar e aplicar as flexões do substantivo em gênero;
·  Escrever corretamente palavras com encontros consonantais.



· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.



·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Estudo da língua;
·  Leitura de textos;
·  Produção oral e escrita.
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Jogos de alfabetização  online no site da Britânica Escola Online;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 6: Eu me Informo

·      Gênero textual: Primeira página de jornal;
·      Letras S e Z;
·      Apresentando uma notícia;
·      Gênero textual: Reportagem;
·      Expressões da língua portuguesa – letras S, SS, C e Ç com som S;
·      Olho de reportagem.




·  Conhecer a organização da primeira página de jornal;
·  Ler notícias e reportagens identificando elementos, como título, manchete, olho;
·  Saber apresentar uma notícia, fazendo uso dos recursos desse gênero;
·  Produzir olho de reportagem, utilizando os recurso estudados;
·  Identificar e utilizar expressões da língua portuguesa;
·  Escrever corretamente palavras com S e Z;
·  Escrever corretamente palavras com som S.




· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.



·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Estudo da língua;
·  Leitura de textos;
·  Produção oral e escrita.
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Jogos de alfabetização  online no site da Britânica Escola Online;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.




·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

PLANO ANUAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º ANO – 2013
CONTEÚDO
OBJETIVOS
RECURSOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

Unidade 7: Eu investigo

·      Gênero textual: Conto de detetive;
·      Singular e plural – Sons da letra X;
·      Relatando um experimento;
·      Gênero textual: Relato de experimento:
·      Substantivo: comum e próprio;
·      Relato de experimento;
·      Sugestões de leitura.



·  Conhecer e identificar as características do conto de detetive;
·  Ler e produzir relato de experimento identificar as etapas apresentadas;
·  Relatas um experimento oralmente de forma clara e objetiva;
·  Identificar e aplicar as flexões do substantivo em número;
·  Identificar os diferentes sons da letra X;
·  Reconhecer substantivos comuns e próprios.



· Aparelho de DVD;
· Aparelho de som.
· Câmera fotográfica (para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.



·  Começar as aulas fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
·  Aulas expositivas;
·  Estudo da língua;
·  Leitura de textos;
·  Produção oral e escrita.
·  Trabalhos em equipes;
·  Trabalhos individuais;
·  Jogos de alfabetização  online no site da Britânica Escola Online;
·  Resoluções de atividades no livro consumível do aluno.





·  Processual e contínua;
·  Participação;
·  Trabalhos paralelos;
·  Avaliações bimestrais;
·  Portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário