PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 1: Eu me
comunico
· Gênero textual: Carta pessoal;
· Linguagens: formal
e informal – Letras L e U;
· Apresentando um
colega;
· Gênero textual: Carta de leitor;
· Variação regional
de vocabulário – A/ AI, E/ EI, O/ OU;
· Carta de leitor.
|
· Ler carta pessoal e
carta de leitor identificando suas principais características;
· Reconhecer nas
castas lidas as situações de produção: para quem e para onde;
· Discutir o uso e a
importância de diferentes meios de
comunicação, como cartas, e-mails, MSN, chats, sites de relacionamento etc;
· Produzir carta de
leitor fazendo uso dos recursos de linguagem adequados;
· Diferenciar
linguagem formal de linguagem informal sabendo utilizá-las nas diferentes
situações;
· Escrever
corretamente palavras fazendo uso das ocorrências estudadas (uso do L e U e
do A/ AI, E/ EI, O/ OU);
· Saber utilizar
diferentes fontes de informação e materiais para adquirir e construir
conhecimentos;
· Conhecer diferentes
expressões regionais;
· Conhecer as regiões
brasileiras e suas variações linguísticas.
|
· Aparelho de DVD;
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Estudo da língua;
· Leitura de textos;
· Produção oral e
escrita.
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Jogos de
alfabetização online no site da
Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade 2: Eu me
lembro
·
Gênero textual: conto de memória;
·
Ponto-final, ponto de interrogação e ponto de
exclamação;
·
Entrevistando uma pessoa idosa;
·
Gênero textual: Entrevista;
·
Letras R e RR;
·
Entrevista.
|
· Identificar
características e funções do conto de memórias;
· Identificar
elementos de uma entrevista e seus propósitos;
· Produzir
entrevistas orais e escritas fazendo uso dos recursos estudados;
· Reconhecer e
utilizar sinais de pontuação em frases declarativas, interrogativas e
exclamativas;
· Resolver problemas
ortográficos de uso R/RR e R;
· Fazer uso de
dicionário orientando-se pelas palavras de referência;
· Reconhecer fotos
como registro da memória de um grupo social;
· Organizar uma
expressão, de modo que a disposição das todos conte a história de casa aluno.
|
· Aparelho de DVD;
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Estudo da língua;
· Leitura de textos;
· Produção oral e
escrita.
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Jogos de
alfabetização online no site da
Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
3: Eu expresso sentimentos
·
Gênero textual:
Poema visual;
·
Recitando poemas;
·
Família de palavras – Letras X e CH;
·
Gênero textual:
Poema;
·
Poema visual.
|
· Conhecer e
diferenciar poemas visuais e sonoros;
· Reconhecer
elementos e recursos em poemas;
· Produzir poema visual
fazendo uso da estrutura e dos recursos estudados;
· Recitar poema
fazendo uso dos recursos expressivos;
· Reconhecer palavras
primitivas e derivadas;
· Escrever
corretamente palavras com X e CH;
· Conhecer, apreciar
e refletir sobre as obras de arte, estabelecendo relações entre produções
artísticas distintas;
· Desenvolver a
percepção estética, a sensibilidade e a imaginação.
|
· Aparelho de DVD;
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Estudo da língua;
· Leitura de textos;
· Produção oral e
escrita.
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Jogos de
alfabetização online no site da
Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
4: Eu falo de mim
·
Gênero textual:
Diário pessoal;
·
Substantivo – Letras G e J;
·
Relatando um momento marcante;
·
Gênero textual:
Autorretrato;
·
Autorretrato.
|
· Reconhecer e
utilizar recursos empregados em diários pessoais;
· Produzir
autorretrato utilizando sequências descritivas tanto de aspectos físicos
quantos psicológicos;
· Produzir relatos
pessoais orais fazendo uso dos recursos estudados;
· Reconhecer e
utilizar substantivo;
· Saber reconhecer e
grafar corretamente palavras com as letras G e J;
· Conhecer e apreciar
obras de artistas distintos, estabelecendo relação entre eles e refletindo
sobre os diferentes significados que essas obras contêm;
· Desenvolver o
autoconhecimento e a autoconfiança com a produção artística pessoal,
respeitando a própria produção e a dos colegas.
|
· Aparelho de DVD;
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas fazendo
a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Estudo da língua;
· Leitura de textos;
· Produção oral e
escrita.
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Jogos de
alfabetização online no site da
Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
5: Eu tenho medo
·
Gênero textual:
Conto de assombração;
·
Masculino e feminino – Adjetivo;
·
Contando um conto de assombração;
·
Gênero textual:
Texto expositivo; Você tem medo de quê?
·
Consoantes + L – Consoante + R;
·
Texto expositivo: enumeração.
|
· Conhecer contos de
assombração ligados ao folclore nacional;
· Identificar
características de texto expositivo;
· Saber ouvir e
contar contos de assombração, utilizando recursos que despertem suspense e
medo no ouvinte;
· Produzir texto expositivo
fazendo uso de enumeração;
· Reconhecer e
utilizar adjetivo;
· Identificar e
aplicar as flexões do substantivo em gênero;
· Escrever
corretamente palavras com encontros consonantais.
|
· Aparelho de DVD;
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Estudo da língua;
· Leitura de textos;
· Produção oral e
escrita.
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Jogos de
alfabetização online no site da
Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
6: Eu me Informo
·
Gênero textual:
Primeira página de jornal;
·
Letras S e Z;
·
Apresentando uma notícia;
·
Gênero textual:
Reportagem;
·
Expressões da língua portuguesa – letras S, SS, C e Ç
com som S;
·
Olho de reportagem.
|
· Conhecer a
organização da primeira página de jornal;
· Ler notícias e
reportagens identificando elementos, como título, manchete, olho;
· Saber apresentar
uma notícia, fazendo uso dos recursos desse gênero;
· Produzir olho de
reportagem, utilizando os recurso estudados;
· Identificar e
utilizar expressões da língua portuguesa;
· Escrever
corretamente palavras com S e Z;
· Escrever
corretamente palavras com som S.
|
· Aparelho de DVD;
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Estudo da língua;
· Leitura de textos;
· Produção oral e
escrita.
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Jogos de
alfabetização online no site da
Britânica Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 3º
ANO – 2013
|
||||
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
RECURSOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
Unidade
7: Eu investigo
·
Gênero textual:
Conto de detetive;
·
Singular e plural – Sons da letra X;
·
Relatando um experimento;
·
Gênero textual:
Relato de experimento:
·
Substantivo: comum e próprio;
·
Relato de experimento;
·
Sugestões de leitura.
|
· Conhecer e
identificar as características do conto de detetive;
· Ler e produzir
relato de experimento identificar as etapas apresentadas;
· Relatas um
experimento oralmente de forma clara e objetiva;
· Identificar e
aplicar as flexões do substantivo em número;
· Identificar os
diferentes sons da letra X;
· Reconhecer
substantivos comuns e próprios.
|
· Aparelho de DVD;
· Aparelho
de som.
· Câmera fotográfica
(para registro de aula)
· Cola;
· Data show;
· Dicionários;
· Filmes;
· Giz;
· Lápis de cores;
· Livro didático;
· Material para
recorte;
· Músicas;
· Netebook;
· Papel ofício
· Pendrive;
· Pinceis;
· Quadro negro;
· Televisão;
· Tesoura;
· Vídeos.
|
· Começar as aulas
fazendo a predição dos conceitos a serem trabalhados na aula;
· Aulas expositivas;
· Estudo da língua;
· Leitura de textos;
· Produção oral e
escrita.
· Trabalhos em
equipes;
· Trabalhos
individuais;
· Jogos de
alfabetização online no site da Britânica
Escola Online;
· Resoluções de
atividades no livro consumível do aluno.
|
· Processual e
contínua;
· Participação;
· Trabalhos
paralelos;
· Avaliações
bimestrais;
· Portfólio.
|
PLANO ANUAL DE PORTUGUÊS
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário